Dicas 20 de outubro de 2022

O que é um podcast, e como criar um?

 

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.

Assim como a TV, o rádio e o jornal, o podcast é uma mí­dia de transmissão de informações, porém a origem da mí­dia podcast é muito recente e ainda está em seu processo de crescimento, principalmente no Brasil, onde atinge poucas pessoas.

A principal vantagem desse formato é a possibilidade criar conteúdo de nicho sobre qualquer tema. Enquanto uma emissora de rádio optaria pelos programas com maior apelo comercial, por exemplo, um grupo de amigos que goste de falar sobre um determinado tema pode criar um podcast sem maiores aspirações financeiras para falar sobre aquilo que gostam.

Para as empresas, esse formato pode ser uma maneira de dialogar com um público bastante seleto e segmentado. Embora os números de ouvintes de um podcast possam não ser tão expressivos quanto a audiência de um programa de TV ou de um site, por outro lado eles reúnem um público fiel e bastante orientado, o que pode significar resultados mais interessantes em sua estratégia.

Como criar um podcast para sua empresa

1. Planejar

Elaborar um bom planejamento é uma etapa fundamental, que não deve ser menosprezada. É aqui que será definido o objetivo que queremos alcançar para encantar e fidelizar os ouvintes, e por esta razão é uma tarefa que exige bastante atenção e cuidado.

2. Gravar

É o momento de iniciar a gravação, os participantes precisam estar em um ambiente confortável e silencioso. Criar uma sala com uma boa acústica é muito importante, pois além de fornecer uma excelente qualidade para o áudio, também poupará esforços de edição para minimizar ruídos.

Tenha cuidado ao achar que com um bom microfone não será preciso ter uma boa acústica, pois, se for assim, de nada adiantará ter um microfone de excelente qualidade.

3. Editar

Se você nunca editou um arquivo de áudio, essa pode ser uma etapa um pouco difícil, mas é fundamental. Aqui apresentamos algumas técnicas que vão facilitar a edição e também deixar o áudio com uma excelente qualidade.

Antes de começar, certifique-se de que você tem guardado um backup do arquivo de áudio da gravação original, para evitar possíveis problemas de alguma edição errada.

4. Publicar

Para publicar um podcast, você precisa basicamente de dois requisitos: um lugar para hospedar e um Feed RSS para ser lido pelos aplicativos agregadores de podcasts.

Vamos falar do Soundcloud, uma plataforma completa que, além de ter esses requisitos, também conta com ferramentas de estatísticas de audiência, permite comentários, seguir e ser seguido como padrão de rede sociais.

Para quem está começando, essa é uma excelente opção para armazenamento gratuito de até 3 horas de áudio. Após esse tempo, só é possível adicionar novos arquivos se remover um conteúdo antigo ou adquirir algum plano.

Oportunidade de lucro

Você não precisa, necessariamente, criar um podcast dentro do seu nicho de mercado. É possível também identificar quais são os programas que já se destacam ou têm uma base significativa de ouvintes e investir em ações comerciais com eles. Em muitos casos, essa pode ser uma das ferramentas mais eficientes em termos de assertividade para atingir um público-alvo específico.

Que tal pensar nos podcasts como mais um elemento na sua estratégia de comunicação? A equipe da Link3 conta com especialistas em marketing digital para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Consulte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a ampliar sua presença no mercado.

   

Veja também

Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais
Novidades

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

Ler mais
Dicas

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

Ler mais