Dicas 24 de julho de 2023

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

 

Com a estreia mundial do novo filme da barbie o mundo digital parou com memes, fotos a hastags da personagem, mas afinal o que esse filme pode ensinar para empresas?

Uma das coisas que podemos analisar é que durante a campanha de lançamento ficou bem definido que o publico alvo não eram só crianças e sim o público que já conviveu com a boneca em sua infância trazendo uma fidelização e uma ampliação de alcance.

Marcas de vestuário entre outras não ficaram de fora e preparam coleções exclusivas além de apostar muito no rosa.

Vamos falar das estratégias usadas para alavancar a bilheteria.

Apelo Emocional e neustagia.

Trata-se de uma estratégia de marketing que usa elementos do passado para despertar emoções positivas e criar uma conexão com o público-alvo. Na prática, o método traz de volta designs, músicas, personagens, slogans, entre outros produtos e serviços que eram populares no passado para criar uma sensação de familiaridade e conforto para as pessoas. O filme trás esse apelo e mexe com o sentimento de milhares de pessoas que conviveram com a marca durante anos.

Identidade visual.

As campanhas e produtos da boneca vêm ainda impulsionando produtos no estilo Barbiecore, uma estética inspirada em cores, roupas e acessórios usados por ela. No Google Trends o termo atingiu o pico das buscas no Brasil em 7 de julho. No TikTok, vídeos com a hashtag #barbiecore tem quase meio milhão de visualizações, enquanto no Pinterest as pesquisas globais saltaram em 980% em comparação ao ano passado

Desejo de compra

Como as empresas sabiam que esse filme teria uma grande possibilidade de lucrar, começaram a criar produtos em relação ao tema, aumentando o desejo de compra.

Usando um assunto viral para um público que gosta do tema e convertendo em vendas, exatamente como funciona quando usamos o funil de vendas no Instagram.

A própria plataforma do Google, por exemplo, para alavancar as buscas no seu próprio site, alterou totalmente o design da sua página quando o assunto pesquisado for Barbie.

Como usar o filme a favor do seu negócio.

  • Use memes da própria Barbie para falar sobre uma situação que você já passou. 
  • Use trechos do filme com frases motivacionais. 
  • Use o tema do filme para falar sobre uma novidade. 
  • Use o tema do filme para falar sobre uma lei em vigor, caso você seja advogado(a).
  • Analise as casas da Barbie para as pessoas que trabalham com design de interiores.
  • Escolha algumas bonecas da Barbie e reproduza as maquiagens tanto em você quanto nas suas clientes ou até mesmo do próprio trailer.
  • Donos(as) de agência de viagem, use o tema para oferecer novos pacotes para os diversos destinos diferentes.
  • Pessoas que trabalham com doces, criem docinhos e bolos com as cores do filme.

Se precisar de alguma ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião.

   

Veja também

Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais
Novidades

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

Ler mais
Dicas

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

Ler mais