O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing
Com a estreia mundial do novo filme da barbie o mundo digital parou com memes, fotos a hastags da personagem, mas afinal o que esse filme pode ensinar para empresas?
Uma das coisas que podemos analisar é que durante a campanha de lançamento ficou bem definido que o publico alvo não eram só crianças e sim o público que já conviveu com a boneca em sua infância trazendo uma fidelização e uma ampliação de alcance.
Marcas de vestuário entre outras não ficaram de fora e preparam coleções exclusivas além de apostar muito no rosa.
Vamos falar das estratégias usadas para alavancar a bilheteria.
Apelo Emocional e neustagia.
Trata-se de uma estratégia de marketing que usa elementos do passado para despertar emoções positivas e criar uma conexão com o público-alvo. Na prática, o método traz de volta designs, músicas, personagens, slogans, entre outros produtos e serviços que eram populares no passado para criar uma sensação de familiaridade e conforto para as pessoas. O filme trás esse apelo e mexe com o sentimento de milhares de pessoas que conviveram com a marca durante anos.
Identidade visual.
As campanhas e produtos da boneca vêm ainda impulsionando produtos no estilo Barbiecore, uma estética inspirada em cores, roupas e acessórios usados por ela. No Google Trends o termo atingiu o pico das buscas no Brasil em 7 de julho. No TikTok, vídeos com a hashtag #barbiecore tem quase meio milhão de visualizações, enquanto no Pinterest as pesquisas globais saltaram em 980% em comparação ao ano passado
Desejo de compra
Como as empresas sabiam que esse filme teria uma grande possibilidade de lucrar, começaram a criar produtos em relação ao tema, aumentando o desejo de compra.
Usando um assunto viral para um público que gosta do tema e convertendo em vendas, exatamente como funciona quando usamos o funil de vendas no Instagram.
A própria plataforma do Google, por exemplo, para alavancar as buscas no seu próprio site, alterou totalmente o design da sua página quando o assunto pesquisado for Barbie.
Como usar o filme a favor do seu negócio.
- Use memes da própria Barbie para falar sobre uma situação que você já passou.
- Use trechos do filme com frases motivacionais.
- Use o tema do filme para falar sobre uma novidade.
- Use o tema do filme para falar sobre uma lei em vigor, caso você seja advogado(a).
- Analise as casas da Barbie para as pessoas que trabalham com design de interiores.
- Escolha algumas bonecas da Barbie e reproduza as maquiagens tanto em você quanto nas suas clientes ou até mesmo do próprio trailer.
- Donos(as) de agência de viagem, use o tema para oferecer novos pacotes para os diversos destinos diferentes.
- Pessoas que trabalham com doces, criem docinhos e bolos com as cores do filme.
Se precisar de alguma ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião.