Novidades 5 de julho de 2023

Cuidados com os excessos em seu Blog, Google lança nova tecnologia para conteúdos útil

 

O google acaba de completar uma atualização havia começado no dia 5 de dezembro de 2022, levando 38 dias para ser completada.

Essa atualização tem como alvo sites com uma quantidade relativamente alta de conteúdo insatisfatório ou inútil, que é escrito para os mecanismos de busca e não para humanos.

O que há de novo na atualização?

Esta é a primeira grande atualização desde que foi lançada em agosto de 2022.

Agora ela tem impacto global, ou seja, impacta todos os idiomas, e não somente o inglês. Isso ajudará os sistemas do Google a detectar mais formas de conteúdo de baixa qualidade criados para mecanismos de pesquisa e não para pessoas.

De acordo com o Google, esse sistema foi atualizado com sinais adicionais para ajudar a identificar conteúdos que não são úteis.

O que é conteúdo útil do Google?

A nova atualização do Google se baseia em torno do conteúdo útil. Mas, afinal, o que é isso? Esse tipo de conteúdo é aquele que cria uma experiência positiva ao usuário, proporcionando informações e esclarecimentos sobre determinado assunto. 

Ao fazer uma busca no Google, as pessoas pretendem encontrar uma resposta para o que procuram. Por exemplo, se o intuito é aprender a fazer um bolo de cenoura, o conteúdo útil para essa questão é aquele que fornece uma receita clara e completa sobre como fazer esse prato. 

Para determinar o que é um conteúdo útil ou não, o Google usa uma inteligência artificial para medir a qualidade dos artigos. Durante a análise, a IA busca entender se aquele texto responde às perguntas do usuário, se cumpre o que promete e se fornece informações verdadeiras. 

Se todos esses e outros aspectos forem respeitados ao longo do artigo, esse conteúdo será classificado como útil e terá um destaque maior nas buscas da plataforma.

Como criar um conteúdo útil?

Segundo o Google, antes de fazer um artigo para a internet, todo profissional de SEO deve se questionar sobre alguns aspectos para saber se está no caminho certo.

  • Ter um público-alvo que acharia o seu conteúdo útil se chegasse diretamente a ele.
  • Se seu conteúdo demonstrar um conhecimento aprofundado sobre o tema.
  • Seu site tem um foco principal ou propósito
  • Se alguem ler o seu conteúdo ter a sensação de ter tido uma experiência satisfatória e positiva

Aplicando esses questionamentos na hora de criar seus textos, você estará no caminho certo e evitará problemas com essa nova atualização.

Se precisar de alguma ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião.

   

Veja também

Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais
Novidades

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

Ler mais
Dicas

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

Ler mais