Novidades 5 de julho de 2023

Cuidados com os excessos em seu Blog, Google lança nova tecnologia para conteúdos útil

 

O google acaba de completar uma atualização havia começado no dia 5 de dezembro de 2022, levando 38 dias para ser completada.

Essa atualização tem como alvo sites com uma quantidade relativamente alta de conteúdo insatisfatório ou inútil, que é escrito para os mecanismos de busca e não para humanos.

O que há de novo na atualização?

Esta é a primeira grande atualização desde que foi lançada em agosto de 2022.

Agora ela tem impacto global, ou seja, impacta todos os idiomas, e não somente o inglês. Isso ajudará os sistemas do Google a detectar mais formas de conteúdo de baixa qualidade criados para mecanismos de pesquisa e não para pessoas.

De acordo com o Google, esse sistema foi atualizado com sinais adicionais para ajudar a identificar conteúdos que não são úteis.

O que é conteúdo útil do Google?

A nova atualização do Google se baseia em torno do conteúdo útil. Mas, afinal, o que é isso? Esse tipo de conteúdo é aquele que cria uma experiência positiva ao usuário, proporcionando informações e esclarecimentos sobre determinado assunto. 

Ao fazer uma busca no Google, as pessoas pretendem encontrar uma resposta para o que procuram. Por exemplo, se o intuito é aprender a fazer um bolo de cenoura, o conteúdo útil para essa questão é aquele que fornece uma receita clara e completa sobre como fazer esse prato. 

Para determinar o que é um conteúdo útil ou não, o Google usa uma inteligência artificial para medir a qualidade dos artigos. Durante a análise, a IA busca entender se aquele texto responde às perguntas do usuário, se cumpre o que promete e se fornece informações verdadeiras. 

Se todos esses e outros aspectos forem respeitados ao longo do artigo, esse conteúdo será classificado como útil e terá um destaque maior nas buscas da plataforma.

Como criar um conteúdo útil?

Segundo o Google, antes de fazer um artigo para a internet, todo profissional de SEO deve se questionar sobre alguns aspectos para saber se está no caminho certo.

  • Ter um público-alvo que acharia o seu conteúdo útil se chegasse diretamente a ele.
  • Se seu conteúdo demonstrar um conhecimento aprofundado sobre o tema.
  • Seu site tem um foco principal ou propósito
  • Se alguem ler o seu conteúdo ter a sensação de ter tido uma experiência satisfatória e positiva

Aplicando esses questionamentos na hora de criar seus textos, você estará no caminho certo e evitará problemas com essa nova atualização.

Se precisar de alguma ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião.

   

Veja também

Novidades

Suspensão do X no Brasil: O que as Empresas Precisam Saber

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Dia das Mães

Ler mais
Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais