Cuidados com os excessos em seu Blog, Google lança nova tecnologia para conteúdos útil
O google acaba de completar uma atualização havia começado no dia 5 de dezembro de 2022, levando 38 dias para ser completada.
Essa atualização tem como alvo sites com uma quantidade relativamente alta de conteúdo insatisfatório ou inútil, que é escrito para os mecanismos de busca e não para humanos.
O que há de novo na atualização?
Esta é a primeira grande atualização desde que foi lançada em agosto de 2022.
Agora ela tem impacto global, ou seja, impacta todos os idiomas, e não somente o inglês. Isso ajudará os sistemas do Google a detectar mais formas de conteúdo de baixa qualidade criados para mecanismos de pesquisa e não para pessoas.
De acordo com o Google, esse sistema foi atualizado com sinais adicionais para ajudar a identificar conteúdos que não são úteis.
O que é conteúdo útil do Google?
A nova atualização do Google se baseia em torno do conteúdo útil. Mas, afinal, o que é isso? Esse tipo de conteúdo é aquele que cria uma experiência positiva ao usuário, proporcionando informações e esclarecimentos sobre determinado assunto.
Ao fazer uma busca no Google, as pessoas pretendem encontrar uma resposta para o que procuram. Por exemplo, se o intuito é aprender a fazer um bolo de cenoura, o conteúdo útil para essa questão é aquele que fornece uma receita clara e completa sobre como fazer esse prato.
Para determinar o que é um conteúdo útil ou não, o Google usa uma inteligência artificial para medir a qualidade dos artigos. Durante a análise, a IA busca entender se aquele texto responde às perguntas do usuário, se cumpre o que promete e se fornece informações verdadeiras.
Se todos esses e outros aspectos forem respeitados ao longo do artigo, esse conteúdo será classificado como útil e terá um destaque maior nas buscas da plataforma.
Como criar um conteúdo útil?
Segundo o Google, antes de fazer um artigo para a internet, todo profissional de SEO deve se questionar sobre alguns aspectos para saber se está no caminho certo.
- Ter um público-alvo que acharia o seu conteúdo útil se chegasse diretamente a ele.
- Se seu conteúdo demonstrar um conhecimento aprofundado sobre o tema.
- Seu site tem um foco principal ou propósito
- Se alguem ler o seu conteúdo ter a sensação de ter tido uma experiência satisfatória e positiva
Aplicando esses questionamentos na hora de criar seus textos, você estará no caminho certo e evitará problemas com essa nova atualização.
Se precisar de alguma ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião.