Novidades 13 de setembro de 2023

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

 

No último dia 12 de setembro o conselho federal de medicina atualizou as regras para publicidade na área médica e com isso agora muitos profissionais e clinicas poderão utilizar as redes sociais e meios digitais para divulgar seus serviços, mas com tanto que sigam algumas regras que iremos abordar no artigo. A nova regra agora permite, que o médico ou clinica divulguem seus trabalhos nas redes sociais, façam publicidade de equipamentos disponibilizados em seu local de trabalho e, em caráter educativo, utilize imagens de seus pacientes ou de banco de fotos.

Uso de imagens de pacientes 

De acordo com a nova regra, a divulgação da imagem de pacientes deverá ter relação com o registro médico do profissional e o acompanhamento de um texto didático que inclua as indicações e contraindicações terapêuticas. Além disso, a imagem não poderá revelar a identidade do paciente ou passar por alterações ou aprimoramento. 

Fotos e Depoimentos

Uma das grandes novidades é a permissão para publicar fotos de “antes e depois” de procedimentos, desde que em caráter educativo. Além disso, depoimentos de pacientes podem ser utilizados, abrindo um canal direto de confiança com potenciais pacientes.

Gravação de procedimentos médicos

Ainda de acordo a nova resolução da CFM, está proibida a gravação de procedimentos médicos por terceiros, salvo durante o parto. Apesar disso, a Resolução 2.336/23 permite que médicos gravem seus procedimentos como peças de divulgação, seguindo devidamente os critérios éticos estabelecidos.

Cursos

O médico também pode organizar cursos e grupos de trabalho educativos para leigos, anunciando seus valores. O que continua proibido é a realização de consultas em grupo, assim como o repasse de informações que levem ao diagnóstico, procedimento ou prognóstico.

Outras permissões:

  • Promoção de seus serviços médicos através das redes sociais,
  • Divulgação de preços para consultas
  • Realização de campanhas promocionais
  • Investimentos em empreendimentos não relacionados à área médica

Restrições: 

Algumas restrições foram reforçadas. É fundamental que os profissionais não divulguem tratamentos sem serem especialistas na área e evitem qualquer forma de propaganda enganosa.

AS mudanças foram publicadas hoje no diário oficial dia 13 de setembro, ou seja, os profissionais já podem começar a usufruir das novas normas. Ter um profissional qualificado que possa orientar e conhecer o publico e as redes é fundamental nessa nova jornada.

A Link3 oferece soluções completas de Marketing Digital para você gerar leads e convertê-los em clientes.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes!

   

Veja também

Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais
Novidades

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

Ler mais
Dicas

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

Ler mais