Dicas 28 de novembro de 2022

Como transformar os vídeos em uma ferramenta de marketing para o seu negócio.

 

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não é algo novo. Entretanto, esse formato de conteúdo ganha cada vez mais força com o TikTok, o Instagram e o YouTube. 

A preferência dos usuários pelos vídeos tem aumentado cada vez mais, inclusive no marketing de conteúdo, e isso ocorre por uma série de fatores. Entre eles podemos destacar à variedade de opções de conteúdos que é possível encontrar na internet, a facilidade de acesso, identificação com o influenciador, ou com o assunto, e a linguagem utilizada.

Com isso, várias plataformas e, principalmente, redes sociais, têm explorado ainda mais os conteúdos no formato audiovisual. E o sucesso dos vídeos pode ser explicado pela forma completa como essa ferramenta conta histórias. A união entre imagens e sons é a melhor maneira de emocionar o espectador e fixar a mensagem transmitida.

Uma pesquisa realizada pela empresa HubSpot e Mention analisou 48.065.694 postagens no Instagram de 306.278 dos principais usuários. O estudou mostrou que os vídeos geram mais engajamento no Instagram, confirmando a percepção de quem trabalha na área, de que este seria o formato ideal para as publicações nesta rede social.

Mais de 80% das empresas consideram o engajamento a métrica mais importante, o que torna esse estudo particularmente relevante para os profissionais de marketing.

Criando e compartilhando conteúdo em formato de vídeo, seu público estará mais propenso a interagir com eles. Separamos algumas dicas para que você possa começar a fazer:

Aproveite as tendências 

Para passar o seu conteúdo para a audiência, é interessante pensar nos tipos de vídeos mais populares e ver se a mensagem proposta se encaixa — o que, de fato, acontece, na maioria das vezes. Estes são alguns dos tipos mais comuns:

  • tutoriais;
  • vlogs;
  • lives;
  • listas;
  • vídeos explicativos.

Use equipamentos com os quais você tem familiaridade

Como dissemos, hoje até com um smartphone você consegue produzir bons vídeos sem depender de altos investimentos em equipamentos para começar a gravar.

Ficar insistindo em itens caros e complexos, com os quais você não tem familiaridade, vai apenas te fazer perder tempo e paciência. Invista naquilo que você já conhece e vá se aperfeiçoando aos poucos.

Procure um local adequado para gravar seus vídeos

Além de facilitar no momento da gravação, vai evitar que você tenha problemas com áudio, iluminação, barulhos externos e tantos outros obstáculos. É muito importante que você faça testes no local antes de começar a gravar o vídeo pra valer, para que possa corrigir todos os problemas que surgirem antecipadamente; evitando assim retrabalho.

Teste seus vídeos

Depois que o material estiver pronto, teste a mensagem passada com uma audiência selecionada. Dessa maneira, você pode evitar que alguma parte do material seja mal interpretada e garante que as informações principais estejam claras e compreensíveis.

Como você pode ver, qualquer pessoa pode fazer um vídeo de qualidade para o Youtube ou demais redes sociais. Basta seguir uma dinâmica bem elaborada de preparo pré, durante e pós-produção para alcançar as desejadas visualizações.  A Link3 é uma agência especializada em marketing digital com profissionais capacitados que podem ajudar sua empresa e seu negócio a crescer, entre em contato conosco e agende uma reunião.

   

Veja também

Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais
Novidades

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

Ler mais
Dicas

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

Ler mais