Dicas 19 de janeiro de 2023

Como o BBB pode nos ensinar a usar o marketing digital

 

O BBB (Big Brother Brasil) estreou essa semana e com isso, a população fica cada dia mais ligada na tv e nos meios digitais para saber as principais novidades do programa. Porém, mais do que um “case de sucesso” para a Globo, a edição de 2023 do BBB nos proporciona insights interessantes para entender como funciona o alinhamento entre as estratégias voltadas à integração e entre o ambiente digital e a TV.

Mesmo que você não assista o programa, mas ainda quer dar uma guinada no seu negócio, separamos algumas ideias que provam como o BBB pode ser um terreno fértil para você aprender sobre o marketing digital e a vender muito mais.

O poder dos Influenciadores

Talvez este tenha sido o assunto mais comentado no começo do programa, uma novidade muito legal, na qual a direção optou por convidar um grupo de influenciadores digitais para conhecerem a casa do BBB 23, antes mesmo dos próprios participantes. Isso impactou diretamente na percepção do jogo tanto para os participantes quanto, principalmente, para público, o que garantiu o aumento da audiência do programa e o engajamento nas redes sociais.

Multicanalidade ou Omnichannel

Atender o seu cliente onde ele está e onde ele se sente mais confortável em ser atendido é questão de sobrevivência frente à concorrência que o mercado enfrenta atualmente, a qual se encontra cada vez mais acirrada.

No BBB, quem utilizou esta estratégia foi a influenciadora de beleza Bianca Andrade, na edição de 2020. Dona da marca de maquiagens “Boca Rosa”, a blogueira entrou no reality com o objetivo de divulgar o seu negócio, utilizando seus próprios produtos de maquiagem nas produções diárias.

Gere identificação com o seu público

Para que você tenha sucesso e alcance bons resultados, tudo o que é produzido de conteúdo precisa gerar identificação com o seu público. Para isso, é preciso conhecer as necessidades reais dos seus consumidores. Na edição de 2020, o integrante Babu Santana utilizou um pente que é a referência e ideal para cabelos cacheados e crespos, a fim de reforçar o empoderamento “black”. Sempre pregando o seu valor pessoal e na sua luta pelo antirracismo. Ou seja, deixe o marketing digital alinhado com os valores da marca.

Inserção de marcas no canal certo

A inserção de marcas ou produtos dentro de programas, séries, filmes, novelas e vídeos de terceiros pode dar certo quando ela agrega algum valor ao conteúdo que está sendo exibido, sendo colocada dentro do contexto, em vez de atrapalhar a experiência dos espectadores. O BBB sempre trouxe “cases” criativos de inserção de marcas e merchans – em especial na prova do líder. Além da alta visibilidade, (é um dos momentos mais importantes do reality), cada prova tem a sua dinâmica e regras diferentes, as quais podem ser adaptadas para reforçar o storytelling e o conceito do anunciante.

A importância dos memes e trending topics

O BBB 22 mostrou como memes e assuntos do momento podem ser aproveitados na comunicação de uma marca, principalmente quando usados com bom humor e criatividade. O importante é “entrar na conversa”, surfando na onda para gerar engajamento. 

A Magazine Luiza, por exemplo, aproveitou o fato de muitas pessoas estarem curiosas pelo posicionamento da ex-mulher do Pedro Scooby, a atriz Luana Piovani, e o programa, durante suas edições, utiliza sem medo as trandings de maior engajamento no momento.

Assistindo ou não de BBB, não podemos negar que, além do entretenimento, o reality show é uma fonte de aprendizado quando o assunto é marketing. Através do programa, conseguimos mostrar algumas dicas valiosas e muitas ideias legais. Basta olharmos pela ótica do marketing digital para conseguirmos enxergar todas as estratégias utilizadas tanto pela direção do programa quanto pelos participantes.

 A Link3 é uma agência especializada em marketing digital com profissionais capacitados que podem ajudar sua empresa e seu negócio a crescer, entre em contato conosco e agende uma reunião.

   

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