Dicas 19 de janeiro de 2023

Como o BBB pode nos ensinar a usar o marketing digital

 

O BBB (Big Brother Brasil) estreou essa semana e com isso, a população fica cada dia mais ligada na tv e nos meios digitais para saber as principais novidades do programa. Porém, mais do que um “case de sucesso” para a Globo, a edição de 2023 do BBB nos proporciona insights interessantes para entender como funciona o alinhamento entre as estratégias voltadas à integração e entre o ambiente digital e a TV.

Mesmo que você não assista o programa, mas ainda quer dar uma guinada no seu negócio, separamos algumas ideias que provam como o BBB pode ser um terreno fértil para você aprender sobre o marketing digital e a vender muito mais.

O poder dos Influenciadores

Talvez este tenha sido o assunto mais comentado no começo do programa, uma novidade muito legal, na qual a direção optou por convidar um grupo de influenciadores digitais para conhecerem a casa do BBB 23, antes mesmo dos próprios participantes. Isso impactou diretamente na percepção do jogo tanto para os participantes quanto, principalmente, para público, o que garantiu o aumento da audiência do programa e o engajamento nas redes sociais.

Multicanalidade ou Omnichannel

Atender o seu cliente onde ele está e onde ele se sente mais confortável em ser atendido é questão de sobrevivência frente à concorrência que o mercado enfrenta atualmente, a qual se encontra cada vez mais acirrada.

No BBB, quem utilizou esta estratégia foi a influenciadora de beleza Bianca Andrade, na edição de 2020. Dona da marca de maquiagens “Boca Rosa”, a blogueira entrou no reality com o objetivo de divulgar o seu negócio, utilizando seus próprios produtos de maquiagem nas produções diárias.

Gere identificação com o seu público

Para que você tenha sucesso e alcance bons resultados, tudo o que é produzido de conteúdo precisa gerar identificação com o seu público. Para isso, é preciso conhecer as necessidades reais dos seus consumidores. Na edição de 2020, o integrante Babu Santana utilizou um pente que é a referência e ideal para cabelos cacheados e crespos, a fim de reforçar o empoderamento “black”. Sempre pregando o seu valor pessoal e na sua luta pelo antirracismo. Ou seja, deixe o marketing digital alinhado com os valores da marca.

Inserção de marcas no canal certo

A inserção de marcas ou produtos dentro de programas, séries, filmes, novelas e vídeos de terceiros pode dar certo quando ela agrega algum valor ao conteúdo que está sendo exibido, sendo colocada dentro do contexto, em vez de atrapalhar a experiência dos espectadores. O BBB sempre trouxe “cases” criativos de inserção de marcas e merchans – em especial na prova do líder. Além da alta visibilidade, (é um dos momentos mais importantes do reality), cada prova tem a sua dinâmica e regras diferentes, as quais podem ser adaptadas para reforçar o storytelling e o conceito do anunciante.

A importância dos memes e trending topics

O BBB 22 mostrou como memes e assuntos do momento podem ser aproveitados na comunicação de uma marca, principalmente quando usados com bom humor e criatividade. O importante é “entrar na conversa”, surfando na onda para gerar engajamento. 

A Magazine Luiza, por exemplo, aproveitou o fato de muitas pessoas estarem curiosas pelo posicionamento da ex-mulher do Pedro Scooby, a atriz Luana Piovani, e o programa, durante suas edições, utiliza sem medo as trandings de maior engajamento no momento.

Assistindo ou não de BBB, não podemos negar que, além do entretenimento, o reality show é uma fonte de aprendizado quando o assunto é marketing. Através do programa, conseguimos mostrar algumas dicas valiosas e muitas ideias legais. Basta olharmos pela ótica do marketing digital para conseguirmos enxergar todas as estratégias utilizadas tanto pela direção do programa quanto pelos participantes.

 A Link3 é uma agência especializada em marketing digital com profissionais capacitados que podem ajudar sua empresa e seu negócio a crescer, entre em contato conosco e agende uma reunião.

   

Veja também

Dicas

Desbravando o Futuro: Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Ler mais
Dicas

Estratégias de Marketing Infalíveis para Impulsionar suas Vendas no Fim do Ano

Ler mais
Novidades

Conselho de medicina atualiza regras para publicidade.

Ler mais
Dicas

O que o novo filme da barbie pode nos ensinar sobre marketing

Ler mais