O Aumento da transformação digital em Marketing
O mundo vem mudando cada vez mais com o avanço da tecnologia, hoje nos vemos em uma transformação digital, nativos de uma conexão online. O marketing, é claro, acompanha essa evolução, adaptando seus produtos e serviços, usando a inteligência artificial e o conteúdo cada vez mais segmentado como um pilar deste crescimento, estes que serão foco nos próximos 5 anos, segundo uma pesquisa da Pegasystems, referência em software para eliminar complexidade de negócios.
A pesquisa ainda aponta os rumos que tal evolução irá tomar, pois a natividade digital propicia produtos que tem a tecnologia como DNA, resultando em comunicações one-to-one de maior conversão, além de inteligências que interpretam contextos e históricos comportamentais de outros clientes para atender com maior precisão. Um cenário de tecnologia eficaz nessas situações, geram maior engajamento e otimizam gastos, trazendo mais satisfação do público.
No Brasil, mesmo que em etapas não tão avançadas como o resto do mundo, a automação já é uma realidade, indo além da experiência do cliente, hoje se tem diversos tipos, um case de sucesso é o da Renner, que hoje permite que o usuário use os provadores virtuais na hora da compra, aferindo a porcentagem estimada de satisfação que o cliente teria com a peça só por simples perguntas, a estrutura parte da implementação de lente Try-On na varejista, uma realidade aumentada, de fácil usabilidade e intuitiva.
O país que lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022, estima-se um crescimento de 0,73% ao ano, entre 2022 e 2025. Em um contexto onde a pandemia fez com que as atividades antes presencial não pudesse ocorrer, as empresas se viram em uma situação complicada (porém intrigante) de como atuar de forma virtual, trazendo novas necessidades aos sistemas que precisaram inovar e se adaptar aos novos hábitos de consumo.
Um ponto interessante é que o contexto não deveria ser só encarado como uma adaptação, seguida de uma predominância virtual, mas sim se pensar que existe uma esfera muito maior a ser pensada no contexto remoto. No caso do marketing surge as dúvidas de como impactar clientes e proporcionar uma experiência única, além de uma esfera administrativa de como aferir resultados em um cenário como tal.
É importante lembrar que, por mais que você invista em uma excelente automação de marketing para e-commerce, os resultados sempre serão melhores se você conhecer muito bem o seu público alvo, seus leads e seus clientes.
Isso porque esse conhecimento faz com que as suas estratégias de automação sejam mais inteligentes e ajudem a entregar a mensagem adequada para as pessoas certas, além de otimizar processos e reduzir custos.
Afinal, a automação de marketing para e-commerce também consiste em garantir que os desejos, demandas e necessidades da sua persona sejam atendidas. Por isso, conheça-a! O marketing deve se adaptar do contexto em que se está inserido, 50 anos atrás panfletos era visionários e atingiam usuários, hoje um ADS tem um efeito semelhante, mas dentro da comunicação do público desejado. Antes de automatizar e definir estratégias digitais, se questione: estou sendo analítico e direcional na comunicação? Estou realmente comunicando meu púbico no canal certo? Se souber responder isso, está no caminho correto!
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